
Ler Resumo
Um nutriente bem conhecido parece ter relação com um problema inesperado: segundo um amplo estudo publicado mais cedo neste ano, a deficiência de vitamina D tem uma importante correlação com o desenvolvimento de varizes.
Publicado na revista científica Frontiers in Nutrition, o trabalho é assinado por pesquisadores de Taiwan e considerou registros de saúde de mais de 514 mil pessoas com idade acima de 40 anos. Foram analisadas suas dosagens de vitamina D em ao menos dois exames realizados entre 2010 e 2023.
A conclusão foi que, em indivíduos com níveis considerados insuficientes desse nutriente, o risco de sofrer com varizes aumentava em 62%. Entenda melhor o que se sabe sobre o problema.
Por que isso acontece?
O trabalho não chegou a investigar as causas para a associação entre níveis baixos de vitamina D e a chance de desenvolver varizes. O que existem no momento são hipóteses. Como a vitamina D tem um papel no controle da inflamação, sua deficiência poderia estar associada a um enfraquecimento acentuado das paredes venosas, fator decisivo para o aparecimento das varizes.
Também é importante não confundir: embora o estudo tenha encontrado uma correlação entre as duas questões de saúde, ele não comprovou uma relação de causa e efeito. Não se pode descartar que os pacientes analisados, embora tivessem varizes e baixa vitamina D, na verdade tenham sido afetados outras questões de saúde e estilo de vida.
Agora, a ciência precisa seguir buscando respostas. Primeiro, de que forma a vitamina D contribui direta ou indiretamente para o problema aparecer – ou se não contribui de forma alguma. Depois, caso haja mesmo uma causalidade entre os dados, se aumentar os níveis de vitamina D no organismo pode diminuir o risco de desenvolver varizes.
Preciso suplementar vitamina D se tenho varizes?
No momento, não há evidências científicas robustas indicando a suplementação de vitamina D para prevenir as varizes especificamente. Mesmo esse estudo não crava essa necessidade, indicando que é preciso fazer novas pesquisas para entender se a suplementação ajuda com esse problema.
Mas você pode ter varizes e precisar de uma dose extra da vitamina por outras razões. Hoje, a suplementação indiscriminada de vitamina D não é mais regra entre pessoas saudáveis, com diferentes entidades médicas ao redor do mundo tendo atualizado suas diretrizes – mas ainda há benefícios para alguns grupos de risco, que com frequência incluem pessoas com comorbidades que levam ao desenvolvimento de varizes.
A única maneira de saber se você precisa suplementar a vitamina D, porém, é mediante avaliação médica, considerando não só os níveis desse nutriente em circulação no seu corpo, mas outras questões de saúde.
A suplementação por conta própria não é indicada, já que o excesso também traz riscos, provocando um quadro conhecido como hipervitaminose D.
